segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Importância de Agradar

Muitas empresas, que fazem pesquisa de clima organizacional, observam que é grande o número de colaboradores insatisfeitos, embora tenham inúmeros benefícios e outras condições oferecidas pela empresa. Parece possível pensar que possa haver em algum lugar do mundo um emprego sem cobrança de resultados, prazo para atender clientes cada vez mais exigentes. Existem situações em que reclamar tem se tornado a primeira coisa a si pensar por parte de colaboradores “da turma do não”. Reclamam de tudo e nada os satisfazem, se recebem o valor da categoria, acham-se merecedores de um bônus a mais, a alimentação é horrível o café da manhã nem se fala, o ar condicionado é muito barulhento, é gelado demais, ou é melhor estar lá fora, os líderes são exigentes, o uniforme é feio e fora de moda, os colegas são mal humorados e esse horário cansativo é um Blá blá blá interminável.
O que vejo nessas pessoas é que está faltando senso se levarmos em conta a exclusão na sociedade competitiva em que vivemos, jamais se viu tantos concorrentes excelentes e preparados como agora.
Sinto muito em dizer que empresa é como igreja, não é lugar de lazer e descanso, é preciso que haja uma consciência disso, respeitar algumas exigências, cobranças e seguir o padrão exigido, normas e procedimentos.
Longe de mim querer defender as empresas e nem estou sugerindo que ambiente organizacional deva ser uma punição para colaboradores, minha sugestão é, que o funcionário que se sentir oprimido e explorado experimente pedir demissão, conhecer outra realidade organizacional e então verá que o mercado não passa a mão na cabeça de ninguém, quem sabe descubrirá que a empresa em que estava nem era tão ruim como pensava.

POSTURAS IMPORTANTES

Com o advento da globalização e da forte competitividade, o que conta, hoje, no mundo do trabalho, não são apenas os seus conhecimentos técnicos, o talento laboral e as novas idéias criativas. É importante desenvolver a sua capacidade de interagir construtivamente com as pessoas: seu líder, seu diretor, fornecedores, fiscais, consultores, seus pares profissionais, subordinados e até mesmo pessoas de outros setores.
Sabemos que o relacionamento é um desafio constante, mas podemos nos ajudar e ajudar o próximo. Melhorar o julgamento sobre si mesmo e sobre outras pessoas auxilia na compreensão do relacionamento humano, pois promove a auto-análise. Por exemplo, aceitar feedback de forma positiva é importante para que você possa refletir sobre como melhorar o seu desempenho e se comportar de maneira adequada em seu local de trabalho. A compreensão sobre como entender a forma de pensar do outro nos ajuda a evitar atritos e solucionar problemas, promovendo, assim, relações saudáveis, onde a sinergia, o respeito e a empatia estarão presentes. Não podemos asfixiar ou invadir a individualidade do outro, porém podemos ajudá-lo a descobrir o que é melhor para si mesmo.
Um ponto salutar, em qualquer organização, é o profissional aprender a ser assertivo em suas atitudes, pois, assim, terá aptidão para abordar situações-problema com foco nos fatos e não nas pessoas. O assertivo não leva os problemas para o lado pessoal, ele argumenta fatos e idéias. Quando um conflito interpessoal gera obstáculos ou dificuldades, o profissional assertivo procura levar os responsáveis a buscar soluções e/ou recursos e não identificar culpados; ele sabe que o ser humano erra e que, embora toda pessoa misture capacidades, talentos, habilidades, também possui limitações em suas ações. Ao mesmo tempo em que orienta os envolvidos, ele deixa claro, a responsabilidade da atitude de cada pessoa. Por isso, o lema é: seja independente em suas ações e relacionamentos, mas se responsabilize por todas elas!
Observe, abaixo, algumas posturas importantes às quais o mercado atual atribui valor e que você, pode repassar para os colaboradores da organização onde atua.

Não contamine o ambiente profissional com os seus problemas. Perceba que a empresa é o seu local de trabalho e você está lá para trabalhar e ser responsável pelos seus afazeres. Se você estiver com problemas, procure o setor de Recursos Humanos de sua empresa e/ou profissionais habilitados que possam lhe ajudar. Os problemas, normalmente, afetam a nossa produtividade, o nível de concentração, as relações em equipe, a motivação e o entusiasmo, por isso cuide deles com atenção.

Aumente a sua destreza na negociação, lembrando que negociar não é competir, mas uma forma de comunicação. Empenhe-se em convencer o seu interlocutor e não em vencê-lo. Entendendo essa diferença, você terá ganhos expressivos.

Cuidado com piadas e brincadeiras fora de hora. Se você deseja respeito no seu relacionamento, saiba respeitar as pessoas em todos os níveis. Tenha talento para falar na hora certa e simpatia para manter o respeito e o bom humor.

É imprescindível aumentar o seu nível de tolerância ao lidar com diversos tipos de pessoas, independente da hierarquia. Argumente suas idéias com firmeza e entusiasmo, porém observe a educação, o respeito e o equilíbrio emocional. O segredo é: conquiste o seu interlocutor em vez de impor a sua vontade.

Sua carreira pertence somente a você, por isso é importante desenvolver o seu autoconhecimento para formular uma imagem realista de si mesmo. Em suas comunicações, gere credibilidade em seu interlocutor sendo firme; porém atitudes prepotentes, petulantes e arrogantes não são bem-vindas em qualquer ambiente.

Use roupas adequadas (não precisa, necessariamente, ser de "marca") e tome cuidado para não usar perfumes fortes, pois nem todos apreciam. A empatia é importante, entretanto cuidado para não invadir a individualidade das pessoas, pois não é você que deve impor comportamentos.

A pessoa assertiva valoriza e escolhe por si (é independente) . Expressa-se com clareza e marca "limites" em suas conversas. Cative as pessoas ao se comunicar, mas se lembre: é utopia acreditar que consigamos agradar a todas as pessoas. Faça seu marketing pessoal com equilíbrio, mas não se esqueça de imprimir qualidade em seu trabalho.

A simpatia, em geral, promove a aceleração da cooperação e da harmonia, principalmente em equipe. Respeite as diferenças. Concentre-se nos assuntos abordados numa conversa, fale menos e ouça mais. Não seja mal-humorado, coloque "vida" em suas atividades e expressões verbais. Lembre-se: em seu ambiente laboral mantenha ênfase profissional.

Não acuse as pessoas. Ao invés de criticar, é eficaz orientar. Cuide de seu tom de voz, não "grite" ao falar com as pessoas. Cuide de sua aparência e higiene pessoais. É importante ter ficado claro que atitudes positivas no ambiente profissional reflete e tem um impacto direto em sua carreira. Atualmente, não basta apenas expandir conhecimentos técnicos e habilidades. É vital saber proteger, com educação, seus interesses em seus relacionamentos, fazer seu marketing pessoal, mas também agir com ética, sinergia em equipe e respeito a qualquer pessoa que esteja engajada em sua vida profissional.

Procure, também, cuidar de sua auto-estima, sabendo identificar, na medida certa, o seu valor próprio, obter satisfação com seus esforços e treinar atitudes assertivas, pois trair as próprias convicções é prejudicial ao seu autoconceito. Experimente o seu próprio valor, contudo seja integrado, de forma eficaz e saudável, à sua rede de relacionamentos, seja fora ou dentro da empresa.
E o imprescindível: você não é o centro de tudo. Esteja disponível aos contatos sociais e coopere para buscar satisfação nos interesses comuns.
Em outras palavras: TENHA HABILIDADE E COMPETÊNCIAS EM SEUS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS.