segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Importância de Agradar

Muitas empresas, que fazem pesquisa de clima organizacional, observam que é grande o número de colaboradores insatisfeitos, embora tenham inúmeros benefícios e outras condições oferecidas pela empresa. Parece possível pensar que possa haver em algum lugar do mundo um emprego sem cobrança de resultados, prazo para atender clientes cada vez mais exigentes. Existem situações em que reclamar tem se tornado a primeira coisa a si pensar por parte de colaboradores “da turma do não”. Reclamam de tudo e nada os satisfazem, se recebem o valor da categoria, acham-se merecedores de um bônus a mais, a alimentação é horrível o café da manhã nem se fala, o ar condicionado é muito barulhento, é gelado demais, ou é melhor estar lá fora, os líderes são exigentes, o uniforme é feio e fora de moda, os colegas são mal humorados e esse horário cansativo é um Blá blá blá interminável.
O que vejo nessas pessoas é que está faltando senso se levarmos em conta a exclusão na sociedade competitiva em que vivemos, jamais se viu tantos concorrentes excelentes e preparados como agora.
Sinto muito em dizer que empresa é como igreja, não é lugar de lazer e descanso, é preciso que haja uma consciência disso, respeitar algumas exigências, cobranças e seguir o padrão exigido, normas e procedimentos.
Longe de mim querer defender as empresas e nem estou sugerindo que ambiente organizacional deva ser uma punição para colaboradores, minha sugestão é, que o funcionário que se sentir oprimido e explorado experimente pedir demissão, conhecer outra realidade organizacional e então verá que o mercado não passa a mão na cabeça de ninguém, quem sabe descubrirá que a empresa em que estava nem era tão ruim como pensava.

Nenhum comentário: